Fable 3

sábado, fevereiro 05, 2011
Uma das maiores fantasias que a Microsoft teve o prazer de receber exclusivamente tanto para o PC como para Xbox 360, foi de certeza a franchise Fable. Vindo dos criadores de Populous e Black & White, Fable segue de uma certa forma este género de “God Game”. Neste jogo, vamos poder seguir uma história e de uma forma activa, moldar a nossa personalidade, bem como a maneira que o mundo vê a nossa personagem. A mecânica geral em Fable, foi de levar uma personagem desde criança até adulto, cumprindo assim a sua missão pessoal que se tenha proposto a concretizar. Dentro do mundo imaginário de Albion, a nossa personagem crescia, expandia os seus conhecimentos, tornava-se mais forte e criava laços com as cidades do reino. Dentro do jogo, todas as nossas decisões irão afectar a nossa aparência, e a forma de como as nossas personagens irão reagir com a nossa presença, podendo dar uma sensação de repulsa por parte dos cidadãos caso tenhamos sido uma pessoa maléfica, ou então irão adorar-nos pelas nossas acções favoráveis e positivas.


Em 2008, Fable 2 foi lançado para a Xbox 360 e deu a conhecer um reino de Albion maior e muito mais vivo, onde iríamos seguir o destino de uma pobre criança que apenas sonhava com uma vida melhor e morar num castelo. Com o sucesso de Fable 2 e a recepção bem favorável por parte da crítica, a Lionhead Studios meteu rapidamente mãos à obra e começou assim a trabalhar em Fable 3, um jogo que viria ser a sequela directa de Fable 2. Após a personagem principal de Fable 2 tornar-se rei e morrer, o filho mais velho de nome Logan tomou posse do trono como Rei de Albion, cuidando também do seu irmão mais novo, a personagem principal de Fable 3. Com o passar do tempo, Logan misteriosamente tornou-se num Rei rígido e sem escrúpulos, transformado-se assim num tirano. Fome e pobreza tomou rapidamente conta de Albion que passava por uma era industrial, e com um descontentamento geral, o irmão mais novo de Logan deixa o reino, parte na aventura com a finalidade de destroná-lo para assim governar Albion e marcar uma nova era. Sozinhos, não iremos conseguir fazer muito, e para isso, iremos precisar de fazer aliados nesta nossa aventura.

Peter Molyneux, o criador da franchise Fable, prometeu que Fable 3 iria fugir a certos pontos cruciais que determinam um RPG clássico, e sendo assim, irão reparar facilmente que em Fable 3, as barras que costumam demonstrar energia ou poder de magia são inexistentes. Um ponto completamente inovador e que requer uma certa habituação, é a falta do menu clássico que irá ser fundamental na nossa progressão, e que demonstra todos os nossos items, objectos, armas, missões, mapa e afins. Em Fable 3, este menu foi substituído por uma sala especial de nome Sanctuary e se encontra dividida em secções como zona de armamento, zona de vestuário, zona de troféus e zona de socialização, zona esta que serve para nos ligarmos a outras pessoas via Xbox Live ou comparar as nossas estatísticas com outros jogadores. Para além destas salas extras, vamos ter três secções extra na sala principal que são o Mapa, para vermos as cidades de Albion, descobrir novas missões e afins, verificar as nossas estatísticas ou então mexer nas opções do jogo. Para entrarmos no Sanctuary, basta simplesmente carregar no botão Start, e o processo de transporte para a sala e de regresso para o jogo, é feito sem qualquer tipo de loading, criando uma grande fluidez dentro deste novo sistema. Para uma maior rapidez dentro do Sanctuary, as salas irão ter atalhos no D-Pad do comando, não sendo necessário deslocar a nossa personagem cada vez que queremos efectuar qualquer alteração.

Mais uma vez, a fuga aos elementos clássicos dos RPGs, fazem-se também sentir no armamento das personagens. Neste jogo existem três tipos ataques que a personagem poderá executar, ataque por arma de mão como uma espada ou martelo, arma de fogo como espingarda ou uma simples pistola, ou então o ataque por magia. Neste jogo vamos ter poucas variantes das armas de mão, martelos ou armas de fogo, sendo que o uso frequente de um destes meios de ataque, aumenta a sua força, bem como a sua aparência física. A progressão e evolução da personagem não é feita a partir de experiência, ou mais conhecido como EXP em certos RPGs. Neste jogo vamos ter um objecto raro de nome Guild Seal, e que irá acumular todo o género que feitos que iremos executar, feitos como matar inimigos, ajudar pessoas necessitadas ou então completar missões. Existe também outra sub-secção em Fable 3 de nome Road to Rule, e que funciona como um caminho metafórico para o nosso reinado. Fisicamente, Road to Rule é um caminho estreito que leva a um castelo, estando este caminho cheio de portões. Por cada vez que fazemos um aliado, um portão abrir-se-á. Em cada secção do Road to Rule protegida por um portão, existem arcas de tesouro, que contêm habilidades e todo o género de opções necessárias para tirar o máximo partido do jogo. Estas arcas podem ser abertas ao gastar o que o nosso Guild Seal acumulou, e que possuem melhorias para a nossa personagem como um melhor manuseamento de armas ou magias, novas magias, maior experiência nos trabalhos que se efectuam na cidade, entre outros.

Fable 3 encontra-se fragmentado em duas situações, o destronar de Logan e o nosso papel como Rei de Albion. Para desempenhar a primeira situação, vai ser necessário ajuda todo o género de populações, a fim de reunir uma grande resistência que consiga opor-se a Logan juntamente com a personagem principal. Estas populações irão mostrar o seu desagrado para com o Rei, e por cada população que iremos ganhar confiança para combate-lo, vamos também prometer cumprir uma promessa a cada uma delas assim que chegarmos ao trono. Após iniciarmos a nossa vida como Rei, vai-nos ser incumbido todo o género de deveres de um Rei, desde decidir os impostos do reino, reconstrução de certas zonas, abolição de trabalho infantil, etc. As populações do nosso reino irão querer ver cumpridas as promessas que fizemos. Em geral, fica nas nossas mãos, tomar o caminho maléfico de Logan, ou virar a página nesta altura negra e ser conhecido como um Rei sensato e bondoso, que pensa no bem estar do seu reino.

Albion é um reino enorme, e aqui vamos poder dar asas à nossa liberdade, sendo possível arranjar trabalho, comprar todo o género de infra-estruturas, a até escolher a orientação sexual da nossa personagem. Para juntar dinheiro na compra de todo e qualquer objecto, podemos arranjar trabalho como padeiro, ferreiro ou até bardo. Ambos estes trabalhos são feitos a partir de mini-jogos semelhantes. Comparado com Fable 2, mais trabalhos podiam ter sido adicionados a este novo capítulo. A partir do momento em que as nossas economias começam a aumentar, podemos pensar em comprar todo o género de infra-estruturas como casas, que em seguida podemos escolher viver nelas ou simplesmente arrendá-las até lojas de grande dimensão, e que de acordo com a renda ou preço das lojas, vamos poder receber a cada 5 minutos, dinheiro destas mesmas infra-estruturas. Em Fable 2, existia a possibilidade de receber dinheiro mesmo estando com a consola desligada, esta opção foi igualmente retirada em Fable 3.

A interacção com outros seres humanos é outro ponto fundamental neste jogo, sendo que poderemos escolher como tratar as pessoas que andam na rua. Vamos ter várias opções como dar a mão, até brincar com elas, sendo assim possível escolher como é que as pessoas irão ver a nossa personagem. Outro ser vivo muito importante e que nos oferece bons momentos de companhia é o nosso inseparável cão. Connosco desde o início do jogo, o nosso amigo canino irá dar-nos uma ajuda muito carinhosa na nossa aventura, e irá farejar todo o género de objectos enterrados, procurar tesouros ou então atacar inimigos durante um combate. Os inimigos que irão funcionar como obstáculo na nossa aventura, poderão ser encontrados em função da missão, como eliminar mercenários que causam distúrbios, até simples ladrões ou animais que procuram sarilhos ao cruzarem-se no nosso caminho.
clique aqui para ver mais videos de Fable 3


A jogabilidade funciona de uma maneira muito acessível como já era vista em Fable 2, e com as suas novas funcionalidades, promete uma nova experiência para o jogador. Ao aproximarmo-nos de uma pessoa ou zona importante como loja ou banca, vamos poder escolher a acção que pretendemos. Das acções que iremos executar perante humanos, aquelas que se apresentam com uma luz branca, significam acções bondosas ou positivas, as que se apresentam uma luz vermelha e uma animação parecida a fogo, representam acções maléficas ou negativas. Dependendo da personalidade, a aparência facial da nossa personagem irá mudar consideravelmente. Infelizmente os mini-jogos que iremos ter de executar em trabalhos sofrem algumas falhas de eficácia, como se tratasse de um género de Lag.

A apresentação em Fable 3 encontra-se bem positiva, com um grafismo simples mas muito colorido e sem erros, e com uma qualidade sonora incrível. Graficamente, Fable 3 pode não ser o jogo mais atraente no que toca à qualidade de modelos e afins, mas possui uma deslumbrância colorida que consegue fazer esquecer toda e qualquer mediocridade no departamento gráfico. Alguns bugs podem surgir ocasionalmente, mas nada de escandaloso. Os cenários estão bem variados, e as cidades estão bem realistas, fazendo de Albion, um cenário bastante credível. O departamento sonoro mostra-se exuberante como já era de esperar, com um elenco fantástico de actores de voz como John Cleese, um dos membros fundadores dos comediantes Monty Python, Sir Ben Kinglsey, Stephen Fry ou até Zoë Wanamaker. Os diálogos dão um carisma enorme ao jogo, com linhas de texto bem inseridas e bastantes cómicas por vezes, e as músicas enfatizam o fantástico mundo de Fable de uma maneira nunca antes vista.

Fable veio mais uma vez mostrar-se como um exclusivo de peso para a Xbox 360, com uma história fantástica que nem tão cedo será esquecida pelos fãs da série. O elenco de voz fantástico consegue fazer esquecer a mediocridade do grafismo também algo trabalhado, juntado assim uma banda sonora para ajudar nesta fórmula acertada. A inclusão deste novo sistema de menu é também um bom ponto que poderá ser explorado de uma melhor maneira no futuro. Fable 3 é uma boa razão para se possuir uma Xbox 360.

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

0 Tele Comentarios::

:)) ;)) ;;) :D ;) :p :(( :) :( :X =(( :-o :-/ :-* :| 8-} :)] ~x( :-t b-( :-L x( =))

Postar um comentário

Comente de forma limpa.!
sem palavoes ou palavras ofencivas

Regras Para Comentários: