A série Guitar Hero é uma das mais bem sucedidas na história recente dos videojogos. É um daqueles raros fenómenos que entusiasma hardcore e casual gamers por igual, conseguindo ainda fazer a ponte entre as indústrias dos jogos e da música. As inúmeras aparições em séries televisivas (Southpark, Californication, etc…) são a prova do apelo universal de Guitar Hero.
Estamos perante o quinto jogo da série, no entanto não são contabilizadas algumas edições especiais, como o recente Guitar Hero Metallica. Ao fim de tantas iterações é justo perguntar se ainda há lugar para a inovação em Guitar Hero 5. A resposta é sim! O 5º capítulo da série é o mais refinado de sempre e adiciona funções que faziam falta há muito tempo.
Antes de falar no jogo propriamente dito, há que mencionar as melhorias nos menus. Com 4 jogadores em simultâneo a usar controladores em forma de guitarra ou bateria, o simples acto de começar a jogar conseguia ser um pequeno pesadelo para jogadores menos experientes. Agora é tudo mais fácil e intuitivo, acabando com esse elemento de frustração.
O modo Party Play é o mais indicado para jogar em família ou com amigos, de forma ligeira. Qualquer jogador pode entrar a meio de uma música e alterar o nível de dificuldade do seu instrumento sem complicações. Neste modo não há pontuações, com o divertimento colectivo a sobrepor-se à competição.
Pela primeira vez é possível criar uma banda com qualquer combinação de instrumentos. Podes fazer um coro de 4 vocalistas ou rockar a sério com 3 guitarras, tudo é possível. Acabaram as discussões para decidir quem toca guitarra e quem fica com o baixo.
O modo carreira tem sofrido grandes alterações ao longo dos anos. Em Guitar Hero 5 não existe uma história, apenas grupos de músicas que desbloqueiam novos grupos de músicas. Para chegar ao fim não é necessário completar todas as músicas. Assim, se houver uma música particularmente difícil, não ficamos presos nesse ponto.
Uma novidade interessante são os challenges. Cada música tem um desafio para um instrumento específico. Não é obrigatório completar estes desafios, mas é algo que aumenta a longevidade do jogo para os gamers mais competitivos. Desta vez a Neversoft tem o mérito de conseguir agradar a todos os tipos de jogadores.
Desde que Guitar Hero seguiu as pisadas de Rock Band e introduziu mais instrumentos no jogo, a diversão total acontece quando jogamos com a banda completa. Até agora, bastava um jogador fazer asneira e essa diversão acabava bruscamente para todos os outros. Em Guitar Hero 5 isso já não acontece – quando um jogador perde os outros têm uma hipótese de voltar a puxa-lo para dentro do jogo.
O multiplayer online é outra forma de jogar com amigos e tem novos modos de jogo. O meu preferido é o Momentum, onde todos os jogadores começam no nível médio, mas sobem ou descem conforme a sua performance. Assim é possível fazer desafios entre jogadores novatos e mais experientes, sem ninguém estar a jogar acima ou abaixo das suas capacidades.
Apesar de haver algumas novidades de relevo na estrutura do jogo, o elemento mais esperado num novo Guitar Hero é sempre a lista de músicas. Gostos não se discutem, mas posso afirmar com segurança que Guitar Hero 5 tem uma das melhores setlists de sempre.
O Guitar Hero é um dos jogos com mais conteúdo pago disponível para download na PlayStation Store, portanto é importante constatar que esse conteúdo é compatível com esta nova versão. As músicas que comprámos para o Guitar Hero World Tour podem ser importadas para Guitar Hero 5, salvaguardando o investimento já feito.
Podemos afirmar que Guitar Hero 5 é o jogo que World Tour deveria ter sido no ano passado. Apesar de ser basicamente o mesmo jogo, Guitar Hero 5 deu vários passos que eram absolutamente necessários no sentido certo. Para os fãs da série que já possuem os instrumentos, este upgrade é altamente recomendado. Para quem ainda não se experimentou o jogo musical mais famoso de sempre, Guitar Hero 5 é obrigatório!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Tele Comentarios::
Postar um comentário
Comente de forma limpa.!
sem palavoes ou palavras ofencivas
Regras Para Comentários: